Para as novas lojas virtuais que estão surgindo no mercado digital, o principal desafio é: como fazer as minhas vendas decolarem? Existem diversos fatores que são responsáveis por possibilitar que um E-Commerce obtenha sucesso.
Podemos citar alguns pontos rapidamente, como boa hospedagem, carregamento rápido, navegação prática, entre outros. Contudo, além desses itens, temos também características internas focadas, principalmente, na navegação e na experiência de compra do cliente.
Aumentando as chances do cliente realizar a compra
Podemos dizer que a principal forma de contribuir para fazer que um visitante do seu site realize uma compra é, antes de tudo, fornecer o máximo de informações possíveis referentes ao produto. Para isso, destacamos três pontos abaixo:
Fotos e Vídeos
A experiência de compra online é um pouco diferente da física, claro. Por isso, devemos atentar para o fato de que, antes de realizar a compra, uma das únicas formas do cliente ter contato com o produto é por meio de fotos e vídeos. Isso significa que qualquer foto do meu produto serve? Não! E é esse ponto que requer maior atenção.
Produza um material visual de qualidade que permita que o cliente visualize e “sinta” todos os detalhes do produto, como textura, material da peça, cores e afins (diversos ângulos e “closes” do produto também ajudam).
Com vídeos você pode fazer o mesmo e informar ainda mais, mesclando narração descritiva das qualidades e diferenciais do produto com simulações visuais, utilizando ambientes personalizados e modelos.
Zoom
Permitir que o cliente faça um “zoom” das fotos é fundamental, e aqui você deve garantir que haja o máximo de ampliação possível. Isso favorecerá que os usuários visualizem melhor os detalhes visuais do produto.
Descrição
Por fim, a descrição é onde você irá incluir todas as informações relevantes referentes ao seu produto. Diga quais são as características e diferenciais utilizando um texto descritivo, informe as dimensões (largura, altura, comprimento e profundidade) ou coloque uma tabela de medidas com tamanho do tórax, cintura e quadril (caso seja do segmento de moda) e finalize dizendo a composição da peça.
As medidas do(a) modelo também ajudam o consumidor a entender melhor que tamanhos são mais adequados para ele.
Se mesmo após seguir essas dicas notar que as vendas ainda são poucas, acrescentamos que existem outros fatores que impactam diretamente nos resultados:
● Preço: avalie como está a saída de determinados produtos e veja se faz sentido reduzir o preço ou aplicar ofertas pontuais para gerar movimentação;
● Frete: um valor de frete elevado ou tempo de entrega muito extenso pode fazer com que um novo cliente desista imediatamente da sua primeira compra;
● Poucas opções de pagamento: uma quantidade maior de opções de pagamento aumenta as chances dos visitantes do seu site finalizarem a compra sem recorrer ao suporte técnico.
Diversos fatores trabalham em conjunto e contribuem para a geração de vendas em um E-Commerce. Ficar atento ao desempenho da sua loja virtual é uma obrigação diária. Avalie se os pontos que abordamos acima fazem sentido para o seu negócio, considere adaptações e faça seu faturamento decolar!
Se precisar de uma ajuda com sua loja virtual, entre em contato com nosso time. Faremos um diagnóstico completo do seu E-Commerce e identificaremos os pontos de melhoria, sugerindo as estratégias necessárias para acelerar seu resultado.